Muita velocidade e aprendizado em Joaçaba

Em um fim de semana movimentado no autódromo Cavalo de Aço em Joaçaba / SC com a 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo e a tradicional prova 3 Horas de Joaçaba trouxe muito aprendizado para os pilotos da Duraline Racing.

A concentração de dois grandes eventos em um único fim de semana deixou a agenda mais apertada que o normal. As atividades começaram já na sexta-feira, com os treinos livres para a 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo – CCA. No sábado foram realizados os treinos classificatórios e a primeira bateria e, logo em seguida, o treino classificatório para as 3 Horas de Joaçaba.

No Catarinense, Eduardo de Paula e Rafael de Paula disputam a categoria Marcas E de Velocidade na Terra. Eduardo largou na pole position, mas devido a um contato logo no início da prova teve que parar nos boxes para trocar um pneu furado. Em uma prova de recuperação, o piloto ainda concluiu a bateria na 12ª colocação. Já Rafael fez uma grande corrida, largando na 7ª posição e terminando em 4º lugar. “Pegou a mão do carro”, declara o pai e também piloto Cesar de Paula.

Na segunda bateria foi Rafael que teve problemas com o carro, que apresentou problemas no treino classificatório das 3 Horas de Joaçaba (pois seria o mesmo carro utilizado nas duas competições). A solução foi correr com outro carro da equipe, um VW Gol quadrado que além de ter uma tocada diferente, a correria da troca de carro ainda fez o piloto largar dos boxes. “A intenção foi correr para pontuar e não estragar a joia do pai”, brinca o piloto Rafael que, ainda assim, completou a prova na 8ª colocação. Eduardo, por sua vez, fez uma corrida que conquistou o público. Largou da 12ª posição, caiu para 18ª depois de um toque na pista. “Quando fui atacar a quarta colocação e me tocaram, acabei rodando e saindo de último lugar. Respirei e voltei a pista com mais sede de vitória do que nunca”, declara Eduardo que, ainda assim, venceu a bateria na última volta.

Com a soma dos resultados, Eduardo termina o fim de semana na 4ª posição e Rafael na 5ª. Na classificação do campeonato, ambos somaram importantes pontos e subiram na tabela. Considerando os descartes, Eduardo é o atual líder da categoria.

3 Horas de Joaçaba

O segundo evento do fim de semana foi a prova de longa duração 3 Horas de Joaçaba. Esta tem os pilotos correndo duplas e deixou a Duraline Racing a todo vapor para manter os carros no melhor estado.

Eduardo de Paula correu em dupla com Leonardo Kowalski. Os pilotos do carro 112 fizeram o 2º tempo na classificação da categoria Pro, deixando para trás nomes consagrados da categoria. Na categoria Light, Rafael de Paula junto com Vithor Colodel garantiram o melhor tempo no treino e largaram na pole.

As provas de longa duração são marcadas pelas paradas obrigatórias para troca de pilotos e pela resistência que o equipamento precisa ter. Considerando o acumulo de atividades na pista nos três dias, os carros foram mais exigidos que o normal, apresentando problemas.

Na categoria Pro, Leonardo Kowalski fez o primeiro stint e entregou o carro para Eduardo de Paula na terceira colocação. Logo o piloto estreante recuperou a segunda posição, mas uma pedra danificou uma mangueira de combustível. Até encontrar o problema, o time caiu várias posições e ainda terminou a competição na 6ª colocação com Kowalski no terceiro stint.

Entre os carros da categoria Light, Vithor Colodel largou o primeiro stint, abriu mais de 30 segundos de vantagem e teve problemas com o câmbio. Com apenas 3ª marcha, Rafael de Paula não conseguiu o mesmo desempenho e foi obrigado a parar para trocar. Mesmo com o trabalho rápido da Scuderia, foram muitas voltas perdidas. Rafael, que nunca tinha andado neste circuito antes, voltou para a pista e ainda conseguiu concluir a prova na terceira posição.

Sem dúvida um fim de semana de muito aprendizado para toda equipe. “Um final de semana bem diferente dos demais que já presenciei neste mundo do automobilismo”, declara Rafael de Paula. “Pista muito desafiadora, diferente das demais que já andei, pista com bastante morro e alta velocidade, porém consegui me adaptar aos poucos”, completa o piloto.

Resultado 3 Horas de Joaçaba

  1. Junior Berlanda / Richard Heidrisch
  2. Jorge Marques / Sidinei
  3. Samuel / M Tulio
  4. Cancelli / Luciano
  5. Fausto / Gustavo
  6. Andrei Arenhart / Juliano Brune
  7. Leonardo Kowalski / Eduardo de Paula
  8. Adriano Novak / Felipe
  9. Naor Petry / Anderson
  10. Rafael de Paula / Vithor Colodel

O próximo desafio será nos dias 17 e 18 de setembro, em Mafra / SC.

Calendário CCA 2022

  • 19 e 20/02 – 1ª etapa – Ascurra / SC
  • 23 e 24/04 – 2ª etapa – Santa Cecília / SC
  • 18 e 19/06 – 3ª etapa – Mafra / SC
  • 20 e 21/08 – 4ª etapa – Joaçaba / SC
  • 17 e 18/09 – 5ª etapa – Mafra / SC
  • 29 e 30/10 – 6ª etapa – A definir / SC

A Duraline Racing conta com apoio técnico da Scuderia Racing e patrocínio de Duraline.